O poder do Employer Branding nos Recursos Humanos

Já ouviu falar de Employer Branding? E Employer Branding nos Recursos Humanos?
Pois é, os Recursos Humanos da organização são uma ferramenta muito valiosa no que toca à promoção da Organização, neste caso mais direccionada para os seus clientes internos, os Colaboradores, e porquê? Para reter e atrair talentos.

Tal se sucede porque os Colaborares são a maior arma do Employer Branding, estes, através da sua experiência transmitem como foi/é trabalhar na organização ou se foi/é um excelente lugar para se trabalhar, tornando assim a organização alvo dos talentos core.

O Employer Branding nos Recursos Humanos é como se a construção e manutenção da imagem da marca começasse de dentro para fora.
Colaboradores mais comprometidos e envolvidos com a missão e valores da organização sentem orgulho e proporcionam uma “publicidade vivida” da sua realidade. Ora, com uma excelente reputação perante o público externo, a atração de pessoas mais qualificadas é facilitada, reduzindo o tempo e os recursos gastos com o processo de recrutamento.

E como pode implementar o Employer Branding? Deixamos aqui algumas dicas:

– No processo de recrutamento e selecção comunique sempre com os candidatos divulgando os resultados;
– Mostre o dia-a-dia da organização, por exemplo, divulgando vídeos/fotos com eventos organizados na empresa;
– Divulgue depoimentos dos empregados sobre os processos organizacionais, por exemplo, o recrutamento e seleção, a avaliação de desempenho, entre outros;
– Parabenize os seus colaboradores por uma boa acção, bom desempenho ou aniversário;
– Esteja presente e constantemente actualizando nas redes sociais (Linkedin, Facebook e Instagram) partilhando objetivos alcançados ou informações sobre a atividade;
– Mantenha contacto com o Colaborador após a desvinculação, por exemplo, através de um grupo de ex-colaboradores.

Sabemos por experiência própria, que um Colaborador satisfeito, que se sente valorizado e inserido nos objetivos da empresa, terá um discurso positivo sobre a Organização com a sua network, porque compreende que faz parte de um bem maior, com benefícios partilhados, sejam eles financeiros ou de reconhecimento.

Autora:

Joana Reis, Consultora uMan Xpert 

Receba as notícias e conteúdos de RH e mantenha-se atualizado!