Self-Service
Automação e Autonomia

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As responsabilidades que cabem aos Recursos Humanos são intermináveis sobrecarregando os técnicos deste departamento. A realidade é que todo este trabalho muitas vezes é subvalorizado pelos restantes membros da organização provocando desmotivação aos RH que ficam “presos” em tarefas rotineiras não conseguindo envolver-se em atividades estratégicas e desafiantes. De que adianta ter contacto e conhecimento das necessidades dos colaboradores se não tem tempo para elaborar soluções?


Para contrariar estes desfechos e apreciar o tempo dos profissionais de RH surge o Self-Service como uma ferramenta orientadora de Workflow que possibilita a integração de diferentes participantes com níveis de hierarquia, que limitam o acesso a certos processos ou funcionalidades. Deste modo, não há acesso a dados que sejam pessoais por outrem obedecendo ao exigido pelo RGPD.


Cada colaborador que aceda ao portal do Self-Service pode executar pedidos, por exemplo, de consulta médica, de alteração de dados pessoais, de declarações, de agendamento de férias. Além de que os intervenientes recebem notificações de modo a acompanhar o estado dos seus pedidos.


Os registos do ponto também podem ser visualizados de forma a acompanhar as faltas e presenças, já no que diz respeito à Gestão de desempenho, o Self-Service possibilita que os colaboradores realizem a sua autoavaliação e possam conferir a avaliação feita pelo avaliador e também visualizem os objetivos traçados para o ano seguinte. Isto torna o processo mais célere e automático. Permite um espaço para o avaliado expressar a sua opinião sobre o processo avaliativo onde só as pessoas responsáveis por cada etapa têm acesso as respostas. Assim, os colaboradores podem ficar mais à vontade com a privacidade e autenticidade das respostas.


Como output da Gestão de desempenho são identificadas competências a melhorar nos diferentes departamentos da organização. Com estes indicadores surgem necessidades de formações específicas, que podem ser geridas através do módulo de gestão de formação e acompanhadas pelo Self-Service, sendo possível visualizar as ações de formação em que estão inscritos e as respetivas datas. Pode também ser realizada a avaliação ao formador, à ação ou visualizada, depois de feita a avaliação, a classificação dada à eficácia da ação.


Estes são alguns exemplos de mais valias que o Self-Service, também conhecido pelo Portal do Colaborador, pode trazer para aliviar o peso que as tarefas sem valor acrescentado têm nos profissionais de RH, tornando mais leve a corrida para o sucesso.

Publicado por:

Inês Bastos, Consultora uMan Xpert

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