Passar das palavras aos atos na Retenção de Talento

A retenção de talento é fundamental em qualquer negócio. Muitas vezes, é a chave do sucesso. Reter talento é dispor de armas, de vantagens competitivas, sobre outras Organizações. Assim, as estratégias corporativas têm, cada vez mais, em consideração a importância deste facto.


Mas, afinal, o que é a Retenção de Talento?
É o conjunto de estratégias que o departamento de recursos humanos implementa para que o Colaborador se mantenha motivado, engajado e produtivo. Ou seja, é uma forma de valorização do Colaborador.

São muitas e valiosas as vantagens:
• Diminuição do turnover
• Aumento da produtividade
• Reforço do Employer Branding
• Melhoria na cultura organizacional
• Maximização do capital intelectual da Organização

Colaboradores mais comprometidos e envolvidos com a missão e valores da Organização sentem orgulho e proporcionam uma “publicidade vivida” da sua realidade. Com uma excelente reputação perante o público externo, a atração de Pessoas mais qualificadas é facilitada, reduzindo o tempo e os recursos gastos com o processo de recrutamento.

Deixamos algumas dicas que promovem a Retenção de Talento:

– Valorizar a Comunicação Interna
Para iniciar esse processo, é importante os profissionais de RH elaborarem um plano de comunicação. A partir dessa estratégia, é possível desenvolver uma comunicação efetiva. Neste processo, é importante decidir que canais serão usados e qual a sua finalidade. Evidenciamos alguns recursos que pode utilizar: chat interno, newsletter, vídeos, reuniões presenciais, videochamada e grupo em rede social. Todos estes canais auxiliam na transmissão da mensagem bem como une todos os elementos da Organização.

E para que serve a comunicação interna?
• Transmitir informações gerais
• Fazer comunicados
• Fortalecer relacionamentos
• Promover a consciencialização de alguns temas
• Favorecer a transparência e um clima organizacional agradável

Assim, com uma comunicação interna alinhada vamos favorecer uma imagem positiva dentro da Organização e construir um sentimento de pertença nos Colaboradores. Os Colaboradores são os embaixadores da Empresa!

– Implementação do processo de Onboarding
Sabia que 69% dos Colaboradores está mais propenso a permanecer na Organização por mais de 3 anos se tiverem uma boa experiência de Onboarding? É verdade, uma boa experiência de Onboarding aumenta em 70% a produtividade do Colaborador e aumenta a retenção de talento em 50%.

O que é o Onboarding?
O Onboarding consiste no processo de incorporar o novo colaborador na organização desde o primeiro instante, nomeadamente envolvê-lo na missão, na cultura, nos valores, na equipa, na função e nos objetivos da Organização de forma a concluir a sua efetiva integração, potenciando a sua performance.

Este processo, dependendo do perfil do mentee, pode ser mais curto ou mais logo, até que o Colaborador se sinta 100% integrado. Com as ferramentas certas, ao mesmo tempo que a empresa transmite as boas-vindas e os seus valores, pode aplicar dinâmicas através de interações criativas, retém talento e promove o Employer Branding.

Reter talento não é uma tarefa fácil, mas é possível! Assim, num mundo de trabalho tão competitivo como aquele em que vivemos, é importante manter os Colaboradores motivados e informados. Prime pela inovação e atualização contínua, crie estratégias divertidas e diferenciadas para que se destaque dos seus concorrentes e valorize os profissionais de forma a corresponder com as suas expectativas, objetivos de carreira.

Assegure a retenção de talento na sua Organização!

Autora:

Cláudia Sousa, Corporate Marketing Manager na uMan Xpert 

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