Gamificação: o que é e como pode transformar os RH
A evolução tecnológica, de mãos dadas com novos contextos de trabalho, levou a uma autêntica revolução no recrutamento. A exigência dos candidatos é cada vez maior, por isso, é necessário adaptar a abordagem, personalizando a maneira como é realizado. Uma das vantagens trazidas pela tecnologia, nomeadamente na introdução de conceitos de jogo em processos empresariais, está na otimização e simplificação dos mesmos, refletindo-se em maior agilidade e eficácia.
Mas, afinal, o que é a gamificação?
Gamificação é a utilização de técnicas de design de jogos com mecânicas e pensamentos orientados a jogos no tratamento e enriquecimento de contextos diversos normalmente não relacionados. Assim, de forma criativa, envolvem-se os colaboradores, tornando as atividades do trabalho mais atrativas, motivando a interação, proporcionando um ambiente mais lúdico. Pode envolver competições, equipas, fases e até mesmo prémios.
Em três palavras: competição, recompensa e diversão. Explora-se, assim, instintos básicos do ser humano, sendo fácil e apropriada a sua inclusão no mundo dos negócios.
Mas de que forma pode a gamificação transformar os recursos humanos?
Quais os benefícios visíveis sobre o dia-a-dia organizacional?
- Aumento do compromisso e sentimento de pertença – os colaboradores sentem-se estimulados a crescer em organizações que incentivam o seu desenvolvimento e que promovam estratégias diferenciadoras.
- Estímulo da criatividade — pela diversidade e atratividade das atividades os colaboradores estimulam o seu lado criativo.
- Alinhamento com a cultura organizacional — serve de facilitador na transmissão da cultura da empresa, do seu ADN, fomentando a integração das equipas.
- Melhoria na comunicação — as atividades com características de jogos em grupo melhoram a socialização dos envolvidos. Assim, a experiência promove a comunicação interna bem como a partilha de conhecimentos.
Gamificação e Recrutamento: uma nova abordagem para atrair e selecionar talentos
Ao nível concreto do recrutamento, verifica-se uma clara melhoria na eficiência, com etapas bem definidas em que os candidatos acompanham o seu próprio progresso, interagem nos desafios e analisam o seu posicionamento no ranking. Desta forma, o processo torna-se mais ágil e atrativo aos olhos dos novos Talentos.
A uMan Xpert decidiu complementar a sua, já extensa, oferta com uma solução de gamificação que orienta o(s) candidato(s), em jeito de concurso, de uma forma divertida e interativa em todo o processo, recorrendo a avatares, rankings, feedback e prémios, naturalmente.
A equipa de recursos humanos vê facilitada a sua tarefa pois conseguirá recolher e sistematizar a informação / respostas dos candidatos. No final, o processo de seleção será mais justo/transparente, automatizado, eficiente e, muito importante, extremamente interativo!
Um candidato que passe por um processo de recrutamento nessa Organização vai querer repetir a experiência no futuro e transmitirá essa mensagem aos seus amigos, familiares e colegas de trabalho. O Employer Branding sairá reforçado.
Na uMan Xpert simplificamos o trabalho das Equipas de RH.
Autor:
Fernando Silva, Operations Manager na uMan Xpert