Gamificação: o que é e como pode transformar os RH

A evolução tecnológica, de mãos dadas com novos contextos de trabalho, levou a uma autêntica revolução no recrutamento. A exigência dos candidatos é cada vez maior, por isso, é necessário adaptar a abordagem, personalizando a maneira como é realizado. Uma das vantagens trazidas pela tecnologia, nomeadamente na introdução de conceitos de jogo em processos empresariais, está na otimização e simplificação dos mesmos, refletindo-se em maior agilidade e eficácia.  

Mas, afinal, o que é a gamificação?

Gamificação é a utilização de técnicas de design de jogos com mecânicas e pensamentos orientados a jogos no tratamento e enriquecimento de contextos diversos normalmente não relacionados. Assim, de forma criativa, envolvem-se os colaboradores, tornando as atividades do trabalho mais atrativas, motivando a interação, proporcionando um ambiente mais lúdico. Pode envolver competições, equipas, fases e até mesmo prémios.

Em três palavras: competição, recompensa e diversão. Explora-se, assim, instintos básicos do ser humano, sendo fácil e apropriada a sua inclusão no mundo dos negócios.

Mas de que forma pode a gamificação transformar os recursos humanos?

Quais os benefícios visíveis sobre o dia-a-dia organizacional?

  • Aumento do compromisso e sentimento de pertença – os colaboradores sentem-se estimulados a crescer em organizações que incentivam o seu desenvolvimento e que promovam estratégias diferenciadoras.
  • Estímulo da criatividade — pela diversidade e atratividade das atividades os colaboradores estimulam o seu lado criativo.
  • Alinhamento com a cultura organizacional —  serve de facilitador na transmissão da cultura da empresa, do seu ADN, fomentando a integração das equipas.
  • Melhoria na comunicação — as atividades com características de jogos em grupo melhoram a socialização dos envolvidos. Assim, a experiência promove a comunicação interna bem como a partilha de conhecimentos.

Gamificação e Recrutamento: uma nova abordagem para atrair e selecionar talentos

Ao nível concreto do recrutamento, verifica-se uma clara melhoria na eficiência, com etapas bem definidas em que os candidatos acompanham o seu próprio progresso, interagem nos desafios e analisam o seu posicionamento no ranking. Desta forma, o processo torna-se mais ágil e atrativo aos olhos dos novos Talentos.

A uMan Xpert decidiu complementar a sua, já extensa, oferta com uma solução de gamificação que orienta o(s) candidato(s), em jeito de concurso, de uma forma divertida e interativa em todo o processo, recorrendo a avatares, rankings, feedback e prémios, naturalmente.

A equipa de recursos humanos vê facilitada a sua tarefa pois conseguirá recolher e sistematizar a informação / respostas dos candidatos. No final, o processo de seleção será mais justo/transparente, automatizado, eficiente e, muito importante, extremamente interativo!

Um candidato que passe por um processo de recrutamento nessa Organização vai querer repetir a experiência no futuro e transmitirá essa mensagem aos seus amigos, familiares e colegas de trabalho. O Employer Branding sairá reforçado.

Na uMan Xpert simplificamos o trabalho das Equipas de RH.

Autor:

Fernando Silva, Operations Manager na uMan Xpert

Receba as notícias e conteúdos de RH e mantenha-se atualizado!


    Scroll to Top