Como construir Avaliação de Desempenho na Organização
Avaliar e ser avaliado durante toda a nossa vida é um processo que pode trazer tensão, receio e medo de arriscar. Estes sentimentos não são construtivos nem alimentam a criatividade e participação dos colaboradores na organização. Entretanto, com a aplicação correta e sensibilização para os benefícios que o processo de avaliação pode trazer, a gestão de desempenho com uma avaliação contínua e acompanhamento constante, reduz a tensão do processo avaliativo e traz a naturalidade que a cultura de feedback constrói.
No entanto, esta mudança de mindset não é instantânea, requer um trabalho gradual por parte dos Recursos Humanos e apoio principalmente das lideranças.
Tipos de Avaliação de Desempenho
Os tipos de avaliação de desempenho não são aplicados por simples escolha, esta varia consoante o grau de maturidade com que a empresa se encontra. Sendo assim, geralmente, o arranque do processo é iniciado com a avaliação 90º na qual o colaborador é avaliado pela sua chefia. Na autoavaliação o colaborador é quem avalia o seu próprio desempenho. Este formato exige uma maior maturidade por parte da empresa neste processo. Já a avaliação 360º inclui também a análise de cada colaborador pelos pares, chefias e até parceiros e fornecedores, ou seja, o colaborador é avaliado por diversas perspetivas.
A avaliação pode ser baseada por competências e os seus respetivos indicadores comportamentais ou por resultados e KPIs.
Independentemente da escolha, é sempre preciso ter em consideração o grau de maturidade da organização, clareza dos objetivos, envolvimento das partes, boa comunicação, respeito pela confidencialidade, entre outros aspetos que são importantes para o sucesso da ferramenta. Este sucesso, ano após ano, irá trazer a mudança cultural da organização e um ambiente que motiva o comportamento das pessoas no domínio do trabalho, ou seja, o que as faz querer contribuir de forma benéfica para a organização.
Importante ressaltar que a automatização do processo facilita a aplicação, alteração, registo de histórico, sigilo, cálculo de resultados, compilação de indicadores, entre outras vantagens disponíveis, como por exemplo, através da Solução uMan Global HR.
Publicado por:
Thársila Meireles, Consultora uMan Xpert