O Papel dos Recursos Humanos
na Comunicação Interna

Enquanto profissionais e também no nosso foro pessoal, já ouvimos inúmeras vezes que a comunicação é essencial para o sucesso da nossa vida, como para o sucesso das empresas.

Mas o que significa comunicação e porque se sente falta dela? Porque sentem as Pessoas falta de comunicar? E no mundo organizacional como podemos ajudar os Colaboradores no feedback que tanto desejam por parte das Empresas?

Segundo a Infopédia, comunicação é o “ato ou efeito de comunicar; troca de informação entre indivíduos através da fala, da escrita, de um código comum ou do próprio comportamento; o facto de comunicar e de estabelecer uma relação com algo ou alguém (…)”. Não podemos menosprezar o ser humano na sua dimensão eminentemente social que se exponencia em comunidade, na relação e interação com os outros.

“As pessoas trabalham melhor quando sabem qual é o objetivo e porquê. É importante que as pessoas anseiem por chegar ao trabalho pela manhã e gostem do que estão a fazer.”

ELON MUSK

A comunicação construtiva nas empresas é um mecanismo fundamental para partilhar, aproximar e alinhar o pensamento dos colaboradores com a missão, valores, estratégia, metas e objetivos organizacionais (Meirinhos & Barreto, 2018).

Quando um colaborador nos diz que tem um problema por falta de comunicação, essa mesma pessoa está na verdade a comunicar. Encontrou um canal, recorreu a um código comum e transmitiu uma mensagem.
Mas será que recorreu ao canal certo? Chegou ao recetor pretendido? O que está a transmitir é compatível e acrescenta valor ao contexto social, cultural e profissional? Existiu feedback?

Porque a comunicação envolve tudo isto!

Uma comunicação pensada, preparada e holística contribui para uma Gestão de Pessoas mais eficaz e eficiente, com o reforço da posição competitiva e diferenciação da empresa (Ruão, 1999). Um bom processo comunicacional tranquiliza o colaborador de que é “ouvido” e de que na própria cultura organizacional não é apenas mais um número. Permite às pessoas organizarem-se e cooperarem, gerando e partilhando informações, fazendo parte do processo e sentindo-se mais envolvidas.

“A boa comunicação e o bom desempenho caminham juntos

LIKERT

Conscientes destes efeitos da comunicação no Capital Humano, a uMan Xpert está sempre atenta a esta variável. Com um Portal do Colaborador intuitivo, agradável e user friendly, orientado para diversas valências facilitadoras de todo o processo comunicacional, destacando-se entre outras:

Painéis de Comunicação

Diferentes espaços que a empresa pode utilizar para transmitir informações importantes, com alguma padronização, mas suficientemente flexíveis e adaptáveis a qualquer dimensão ou área de atividade, podendo até recorrer a imagens para sintetizar aquilo que por palavras poderia passar despercebido.

Biblioteca de Documentos

Um repositório de documentação essencial onde é possível centralizar regulamentos internos, políticas corporativas, manuais, instruções de trabalho, processos, procedimentos e outros registos relativamente estáveis, essenciais ao regular funcionamento da organização

Pedidos Padronizados

Um conjunto de funcionalidades cuja interação desencadeia um pedido e respetivo fluxo, permitindo uma sequenciação de trabalhos que substituem e reduzem formulários internos (físicos ou digitais), mas sobretudo que centralizam a informação a tratar (faltas, férias, ajudas de custo, formação interna e externa, apenas para citarmos alguns exemplos).

Comunicações RH

Um canal de comunicação dos colaboradores para os Departamentos de Recursos Humanos, que permite um fluxo bilateral, ideal e prático para o esclarecimento de dúvidas e melhores práticas a adotar em determinada situação.

Mensagens RH

Permitindo aos Departamentos de Recursos Humanos uma via de comunicação privilegiada para as suas Pessoas, com um alcance individual ou grupal, desta feita numa vertente unilateral, bastante útil para assinalar algum marco, tarefa ou atividade importante na vida da empresa e para as quais a colaboração, participação ou intervenção dos colaboradores é essencial.

Inquéritos

Uma forma simples de auscultar e aferir momentos, indicadores, variáveis e construtos relevantes para análise do Clima Organizacional. Questionar os colaboradores e estudar as suas respostas, reações e sentimentos é também uma forma de os ouvir.

Mural

Funcionalidade implementada na última versão do portal que promove o empowerment das equipas, dando voz aos colaboradores, responsabilizando-os pela partilha em comunidade de conteúdos maduros, adequados e de valor acrescentado, com moderação do DRH, pode permitir uma partilha de mensagens e ideias úteis, potenciando um clima agregador e construtivo.

Quadro de Honra

Outra mais-valia da V8, que se foca no reconhecimento [in]formal dos colaboradores, permitindo o destaque de alguns, genericamente ou por unidade orgânica, em função das características e rumo que a própria empresa pretende adotar, possibilitando a reação da comunidade e a personalização de uma mensagem e informações adicionais que assinalam o relevo dado a esse(s) colaborador(es).

Publicado por:

uMan Xpert Solutions

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