Desvinculação, o novo Offboarding
O processo de Offboarding consiste no procedimento realizado aquando a cessão do contrato do colaborador. Este processo impactua no Employer Branding da organização e na Retenção do Capital Humano. Assim sendo, o objetivo deste processo é que os Recursos Humanos proporcionem ao colaborador uma experiência positiva na organização.
As melhores práticas do Offboarding:
1. Comunicação
Este passo consiste em comunicar à chefia ou ao colaborador a inteção e razão de uma das parte cessar o contrato, dando assim início ao processo de Offboarding.
2. Transferência de Conhecimento
No Offboarding é importante que o colaborador partilhe as suas práticas acerca da função ao seu sucessor ou à sua chefia, documentando e detalhado o processo, facilitando assim integração do próximo colaborador.
3. Entrevista de Saída
A entrevista de saída serve para entender o motivo que levou o colaborador a tomar esta opção, obter feedback acerca da experência do colaborador na organização e da função com prespetiva de potenciais melhorias e manter uma boa relação no futuro.
4. Recolher os instrumentos utilizados
A sua chefia deve recolher o material utilizado e fornecido pela organização no decorrer das suas funções.
5. Reconhecimento
De forma a aumentar a probabilidade do colaborador ter um relacionamento favorável no futuro com a organização (talvez como futuro cliente, fornecedor ou outro tipo de stakeholder) e também manter a restante equipa motivada recomenda-se a elaboração de uma Carta de Referência apreciando a sua contribuição para com a organização e oferecendo uma lembrança da sua permanência.
6. Pagamento
Proceda ao pagamento da compensação no momento da saída do colaborador e não após a mesma de forma a que este se sinta legalmente compensado.
EXTRA POINTS: Mantenha contacto futuro com o colaborador criando um grupo alumni.
No caso de trabalho temporário opte por um questionário de cessação.